CURSO DE INTRODUÇÃO AO AUTISMO I
Professor César Venâncio
EMENTA:
SUBTEMAS PARA DESENVOLVIMENTO DE PESQUISAS.
O Espectro do Autismo: Definições conceituais, diagnóstico e características clínicas.
1. Abertura Do Curso - Apresentação do Curso e Introdução ao Conceito de Autismo.
2. Diagnóstico dos TEA e Características Clínicas.
3. Instrumentos De Diagnóstico: ADI-R, ADOS e CARS.
Perspectivas Teóricas
4. Neurobiologia do Autismo: Modelos Neurológicos e Terapia Medicamentosa
5. Questões Sensoriais.
6. Abordagem Cognitiva.
7. Abordagem Desenvolvimentista.
Avaliação e Intervenção no Espectro do Autismo.
8. A Identificação Precoce de Risco dos TEA.
9. Terapia Desenvolvimentista e Intervenção Familiar.
10. Avaliação e Terapia Fonoaudiológica.
11. Avaliação e Terapia Comportamental (ABA/PECS).
Considerações Sobre Práticas Educacionais.
12. Inclusão Escolar.
PRÓLOGO:
O autismo é um transtorno que ocorre na infância e seus prejuízos acompanham o indivíduo por toda a vida. Desde 1943, quando Kanner publicou o primeiro artigo descrevendo uma sintomatologia que configurava o que ele chamou de "distúrbios autísticos de contato afetivo", a definição do autismo passou por muitas mudanças com implicações nas práticas clínicas e educacionais. Inicialmente, defendeu-se a hipótese de psicogênese do autismo segundo a qual a privação das mães causaria autismo. Assim, o autismo foi inicialmente considerado uma psicose e, até os anos 70, associado com esquizofrenia infantil. Nos anos 80, o autismo deixou de ser visto como um transtorno mental passando a ser classificado como um transtorno invasivo do desenvolvimento, de base inata, tanto no DSM quanto na CID. Os transtornos invasivos do desenvolvimento passaram então a ser definidos a partir de uma tríade de prejuízos envolvendo a interação social, a comunicação e interesses restritos e repetitivos. Dada a ampla gama de perfis clínicos ou graus de severidade, o autismo passou a ser visto como envolvendo um espectro sendo assim também denominado Transtornos do Espectro do Autismo. As diversas abordagens teóricas para o entendimento do autismo variam entre modelos neurológicos, teorias cognitivas e desenvolvimentistas passando mais recentemente por questões sensoriais envolvidas nos transtornos do espectro. Essa diversidade tem tido impacto nas práticas clínica e educacional dos indivíduos com autismo que variam desde a identificação dos sinais precoces de risco de autismo, enfoque clínico que possa minimizar o comprometimento e severidade do quadro clínico, práticas educacionais que favoreçam a adaptação dos indivíduos na vida social, diminuindo o sofrimento de suas famílias, e capacitação de profissionais especializados para atendem esta comunidade. O INESPEC mantêm uma ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, esta iniciativa do INESPEC, na pessoa da ilustre pedagoga Professora Ray Rabelo, leva a necessidade de qualificar os docentes da institutição dentro da realização do primeiro curso de extensão em Transtornos do Espectro do Autismo, fragmentado em QUATRO SEGMENTOS: CURSO DE INTRODUÇÃO AO AUTISMO I, II, III e IV. A carga horária total do CURSO é na ordem de 180 horas aulas. Aqui se apresenta o PRIMEIRO SEGMENTO, que pretende oferecer subsídios teóricos, clínicos e educacionais, oriundos de pesquisa e práticas nacionais e internacionais que permitam um aprofundamento das questões envolvidas no autismo.
OBJETIVOS:
Aprimorar a formação de profissionais e estudantes das áreas de psicologia, educação,
fonoaudiologia e medicina, envolvidos no atendimento de indivíduos com diagnóstico do espectro do autismo. Divulgar o conhecimento científico e práticas clínicas e educacionais que contribuem com a melhoria da qualidade de vida de indivíduos com diagnóstico de TEA. Contribuir com a formação dos profissionais para que possam avaliar suas práticas clínicas e educacionais e sejam capazes de aprimorá-las e adequá-las às necessidades individuais de seus pacientes/estudantes.
PÚBLICO:
Graduados e graduandos das áreas de psicologia, educação, fonoaudiologia e medicina interessados nos transtornos do espectro do autismo. Incluso o público difuso interessado no assunto.
METODOLOGIA:
Aulas expositivas com a utilização de materiais audiovisuais variados PUBLICADAS nas salas virtuais indicadas na introdução do evento. Revisão de bibliografia específica e atualizada sobre os temas. Provocação virtual de debates sobre as experiências e práticas clínica e educacional. Incentivo a prática do MAPEAMENTO CEREBRAL focado no exercício funcional das atividades da Psicopedagogia Clínica e Institucional.
CERTIFICAÇÃO.
Certificado. O aluno que preencher satisfatoriamente os quesitos freqüência e aproveitamento terá direito a certificado.
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